Lispectoriando

"Renda-se, como eu me rendi.
Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei.
Não se preocupe em entender.
Viver ultrapassa qualquer entendimento"
(Clarice Lispector)









sexta-feira, 26 de março de 2010

Mais uma manchete...e dupla!!!


Foi um dia de dupla jornada. Trabalhei dois turnos. Para cobrir a posse do novo arcebispo, fiz a semanal chapinha, mas, no meio da cerimônia, virei "Elba Ramalho". Ou seja, o cabelo suou, desmontou, emaranhou e ficou a coisa mais "mimosa" do mundo. O scarpin rosa chiclete? Ah, esse sofreu. Ou melhor, meus pés sofreram. Fiquei das 19h às 23h em pé, no maior calor, com sede e mooooito cansada. Mas, apesar de intenso e cansativo, eu e Jorge Herbeth, Cristino Martins e Ray Nonato demos conta do recado. A posse canônica do décimo arcebispo de Belém, dom Alberto Taveira Corrêa, foi linda e emocionante.

domingo, 21 de março de 2010

Bolsa personalizada



Presentinho da designer Celeste Heittman. Gente, digam se essa mulher não é demais?
Não, não tô falando de mim, mas da Celeste.

sábado, 13 de março de 2010

sexta-feira, 12 de março de 2010

Denúncia da banana


Nota do blog: foi uma pauta e tanto. O bacana é que valeu a pena. No dia seguinte ao da matéria publicada, as ruas estavam repletas de guardas da CTBel. Dava até medo!

Agradecimento especial ao seu Hugo, chefe do transporte, que me levou para pauta, e ao fotógrafo Fernando Araújo, que fez um supermegagiga trabalho.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Fonte afetada

Acho incrível como tem gente que acha que tá com tudo, quando, na verdade, não tá com nada. Ao entrevistar uma das fontes para escrever uma matéria sobre gripe A, o entrevistado já estava nervoso, demonstrando - só demonstrando - não entender uma das perguntas.

Peralá. Se eu pergunto se tem como saber o resultado de uma pessoa que morreu com suspeita da gripe o mínimo que eu esperava, enquanto "leiga" - pra não dizer "burra", como muita gente acha - e se tratando de uma pessoa que se diz "a melhor, o maior" - como um dos slogans de jornal impresso - era "qual o nome da pessoa, Yáskara?". Mas isso esteve looooonge - bem longe! - de acontecer, pois como eu disse antes, já afetada a fonte se mostrou mais grossa do que...ah...deixa pra lá!

O final da história foi incrivelmente ridículo. Não pra mim, que tive a matéria transformada em manchete - apesar de erro desmotivador de edição -, mas para a fonte e seu círculo de amizades, que acham que entendem de jornalismo e mais ainda de respeito - Não, não entendo ainda muita coisa da profissão. Mas de uma coisa eu manjo, e muito bem, de humildade e profissionalismo.

Pra finalizar, quem discordar que se manifeste, entendo que fontes são fontes e precisam ser preservadas. Porém, ninguém é insubstituível. Não quer dar entrevista, paciência. A gente corre atrás de outra, muda a pauta, troca o encaminhamento e segue em frente.

O bom de tudo é ver que os chefes da gente batem o pé e dizem: "Se você não quer falar com a repórter, não posso fazer nada. É ela quem cobre a gripe e nós confiamos nela. Não vamos trocar de repórter".

Preciso dizer mais alguma coisa?

sábado, 6 de março de 2010

Manchetei


O número de casos confirmados de gripe suína em 2010 aumentou 37% em relação ao período em que o vírus H1N1 acometeu vítimas paraenses entre 25 de junho e 31 de dezembro de 2009. As informações são do Instituto Evandro Chagas, que desde o início deste ano já fez a análise em 221 amostras para confirmar o vírus. Desse total, 82 casos deram positivo e incluiu, segundo o Instituto, uma quantidade expressiva de grávidas. Ontem, o Evandro Chagas processou 35 materiais para identificar a presença do vírus, sendo que além de Belém, havia amostras de outros Estados.


Wyller Mello, diretor do laboratório do Instituto Evandro Chagas, informou que o quantitativo de casos confirmados inclui quatro óbitos de grávidas, grupo que ele considera um dos mais atingidos pelo vírus transmissor da gripe A. Contudo, o pesquisador reitera que a maioria das grávidas conseguiu se recuperar. "Vários casos de grávidas em que identificamos o vírus conseguiram se recuperar normalmente".

Chamado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) de "semana epidemiológica", o período de 1º de novembro a 31 de dezembro registrou 109 casos notificados pela Coordenação de Vigilância à Saúde do Estado, com nove confirmações de gripe suína e duas mortes.

Entre 1º de janeiro deste ano e ontem, 101 casos foram notificados. Porém, mesmo sendo um número menor que os meses de novembro e dezembro passados, registrou 30 confirmações para a gripe suína e oito mortes, sem contar o caso da jovem Ana Vitória da Silva e Silva, que faleceu na última quinta-feira, no PSM da 14 de Março, com todos os sintomas da doença e que só terá a confirmação - ou não - da presença do vírus a partir da próxima segunda-feira, quando o Evandro Chagas terá o resultado.

Pacientes enfrentam confusão e grosseria

Grávida de seis meses, a pedagoga Elisângela Silva dos Santos saiu de casa ontem de manhã para tomar a vacina contra a gripe suína. Depois de passar pelos postos de saúde da Cremação e da Sacramenta, Elisângela soube que a vacina estaria disponível no Pronto-Socorro da Cidade Nova VI, em Ananindeua, bairro onde mora. Porém, quando chegou lá, se deparou com o caos, já que além de não ter vacina, ainda encarou a grosseria e agressão verbal dos guardas que ela acredita ser da prefeitura.

A pedagoga conta que se sentiu humilhada, já que um dos guardas estava armado e totalmente descontrolado. "Tinham muitas grávidas lá. Uma delas, no último mês de gestação, passou mal e por pouco não apanhou do guarda. "Eu até pensei que ele fosse atirar. Fiquei apavorada. Como é que alguém que vai trabalhar com o público sai pro trabalho armado, gente?", critica.

Elisângela disse que o tumulto aconteceu porque ela e as outras mulheres queriam ser vacinadas, por isso cobravam uma informação sobre a data que as vacinas estariam disponíveis. "Nunca pensei que fosse encontrar pessoas tão grossas. Sem falar que é uma grande irresponsabilidade deslocar grávidas de suas casas para tomar vacina e ainda deixá-las ainda mais expostas ao vírus", reforçou.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua informou que "conforme já publicado em notas oficiais da prefeitura à imprensa, as vacinas contra a H1N1 no município estão disponíveis desde ontem (quinta-feira) nas unidades básicas de saúde, hospitais conveniados e unidades saúde da família que possuem sala de vacinação. Isso deixa de fora as unidades de urgência e emergência, como é o caso da Unidade da Cidade Nova VI".

Ainda segundo a secretaria, "em relação aos possíveis maus-tratos da segurança do local - que é feita por uma empresa terceirizada - informa ainda que o fato irá ser apurado e serão tomadas as providências necessárias".

Gestantes correm aos postos, mas parte volta sem a vacina

Depois que a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) informou que as vacinas contra a gripe suína estariam disponíveis para todas as grávidas - além dos profissionais de saúde -, desde a última quarta-feira, em um adiantamento isolado do Pará para iniciar o período de vacinação antes que os outros Estados, a corrida de gestantes aos postos de saúde foi intensa e fez muita gente voltar da porta.

As 28 mil doses recebidas pelo município para abastecer os 29 postos de saúde de Belém e as 47 unidades do programa Saúde da Família ainda se encontram em processo de distribuição, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), que deve concluir a entrega das vacinas até a próxima segunda-feira, quando, oficialmente, se inicia o período de vacinação nacional, conforme o cronograma do Ministério da Saúde.

A Central Municipal de Imunobiológicos é onde as 2.800 ampolas estão sendo armazenadas. Cada ampola contém 10 doses, o que totaliza 28 mil vacinas, que já começaram a ser entregues nos postos da capital e dos distritos do Outeiro, Mosqueiro e Icoaraci.

Jurema Araújo, gerente da central, garantiu que até ontem todos os postos de Belém haviam recebido a remessa de vacina, ainda que durante toda a semana, algumas doses foram entregues como forma de evitar transtornos, principalmente, para as grávidas. "Até o final de sexta-feira todos os postos receberão as doses", afirmou.

Fonte: Jornal Amazônia
Texto: Yáskara Cavalcante
Edição: Márcia Azevedo
Fotos: Ray Nonato e Shirley Penaforte

sexta-feira, 5 de março de 2010

Gripe A faz vitima fatal


Nota do blog: De volta a cobertura da gripe A, esse dia (4 de março) foi cansativo. Mas, como sempre, minha equipe foi 10. Motora Nancy, tinha um encontro marcado no exato momento que o corpo da jovem vítima fatal do vírus H1N1. Resultado: tudo acabado pra ela. Mas, no final, tudo deu certo. Fotógrafa do coração Shirley Penaforte conseguiu boas fotos da câmera frigorífica onde as vacinas estão amazenadas e eu consegui apurar um bom material. O desfecho não poderia ser diferente: manchete!
Meninas (Nancy e Shirley), mesmo apressadas, com fome, lisas, expulsas do IML e loucas pra fazer pipi, arrebentamos.

.