Lispectoriando

"Renda-se, como eu me rendi.
Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei.
Não se preocupe em entender.
Viver ultrapassa qualquer entendimento"
(Clarice Lispector)









segunda-feira, 30 de agosto de 2010

14ª Feira Pan-Amazônica do Livro

Edição de 30 de agosto de 2010

Nota do Blog: Foi muito legal entrevistar a Laura Müller e o Ziraldo. Ela, supermega simpática. Ziraldo curtiu o meu batom. "Que batom fluorescente é esse? Muito bonito", brincou o escritor, sobre o Morange, da MAC.

Manchete de domingo!!!

Edição de 29 de agosto de 2010

Nota do blog: Muito bom manchetar o domingo. Mas, vamo combinar, essa manchete não está nada sucesso!!!!

Crianças do Norte são as mais baixas

Edição de 28 de agosto de 2010
Edição de texto: Cary John
Infográfico: J.Bosco

Nota do blog: Um beijo pro meu editor que fez a gentileza de jogar um texto inteiro da pesquisa do IBGE no lixo, depois que eu fiquei uma sexta toda analisando a pesquisa, que tem 45 páginas.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

No Estadão

http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,acre-quer-exercito-no-combate-aos-incendios,600171,0.htm

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Contatos imediatos de terceiro grau


Saí de Belém com destino a São João da Ponta, uma pequena - pequena meeeesmo - cidade, que fica dentro de Terra Alta, outra cidadezinha perto de Castanhal. A pauta era simples: tentar encontrar naves espaciais. Isso mesmo! É que o jornal recebeu a informação que em Vila Nova, uma comunidade que fica na estrada de São João da Ponta, naves espaciais faziam festa toda santa noite. E a felizarda, claro, fui eu.
Saí de Belém pra encontrar os ovnis por volta das 14h do dia 18. Eu, o fotógrafo Fernando Araújo e a motorista Heloísa, fomos preparados. Eu, de rede e tudo. Todos prontos para dormir na casa de um morador, que, coitado, nos esperava com pizza. Chegamos ao nosso destino por volta das 16h e depois de ouvir as pessoas que vivam todas as noites "uns dez objetos voadores", fomos dar uma volta pela vila. Queria ouvir outros moradores e conhecer o lugar. Gente, as pessoas de lá são incríveis. Humildes, os moradores faziam festa quando viam o carro do jornal. A cada parada, um sorriso, um igarapé lindo. Paramos em uma padaria. Era pão doce brincando de pira. Delícia. Até que nos apareceu um parente da Aycha, colega de redação, que fez questão de ser nosso guia. E foi assim que conheci esse lugar lindo aí da foto...É uma espécie de balneário, que aos domingos oferece comida e quem sabe o melhor banho de igarapé que existe por essas bandas, já que a partir de uma nascente, o dono do local fez uma piscina natural e com direito a mini-cachoeira.
Para quem quer ir para algum lugar, no meio do nada, onde nem mesmo o vento ousa fazer barulho, indico: Vila Nova, em São João da Ponta, próximo a Terra Alta.
Só cuidado com a estrada. Passei momentos de terros, pois é um lamaçal só. O barro faz o carro dançar e se você atolar, coisa fofa, ninguém vai te socorrer. Não pega celular, não tem luz, não tem nem ET.


Ahhh...antes que eu esqueça, a pauta caiu porque os ET's não curtiram me ver por lá.

Osteoporose atinge 10 milhões de pessoas no Brasil

Edição de O Liberal de 24 de agosto de 2010.
Infográfico: Airton Nascimento

Diagnóstico é arma contra o Alzheimer

Edição de O Liberal de 23 de agosto de 2010.

Pará é o quinto estado que mais amputa pênis

Edição de 22 de agosto de 2010
Edição de texto: Airton Nascimento

Nota do blog: O texto recebeu um corte. Faltou a matéria mostrar que a vacina antihpv pode ser administrada em meninos e meninas com mais de dez anos, já que, de acordo com o infectologista Newton Bellesi, da Climep, é nesta faixa etária que a sexualidade dá os primeiros sinais.
E mesmo sem sexo, o contato com outras áreas do corpo é capaz de transmitir o papilomavírus (HPV).

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Uma verdade - só uma - por Arnaldo Jabor

A VERDADE ESTÁ NA CARA, MAS NÃO SE IMPÕE



(ARNALDO JABOR)


O que foi que nos aconteceu?

No Brasil, estamos diante de acontecimentos inexplicáveis, ou melhor,'explicáveis' demais.

Toda a verdade já foi descoberta, todos os crimes provados, todas as mentiras percebidas.

Tudo já aconteceu e nada acontece. Os culpados estão catalogados, fichados, e nada rola.

A verdade está na cara, mas a verdade não se impõe. Isto é uma situação inédita na História brasileira!!!!!!!

Claro que a mentira sempre foi a base do sistema político, infiltrada no labirinto das oligarquias, mas nunca a verdade foi tão límpida à nossa frente e, no entanto, tão inútil, impotente, desfigurada!!!!!!!!

Os fatos reais: com a eleição de Lula, uma quadrilha se enfiou no governo e desviou bilhões de dinheiro público para tomar o Estado e ficar no poder 20 anos!!!!

Os culpados são todos conhecidos, tudo está decifrado, os cheques assinados, as contas no estrangeiro, os tapes, as provas irrefutáveis, mas o governo psicopata de Lula nega e ignora tudo !!!!!

Questionado ou flagrado, o psicopata não se responsabiliza por suas ações. Sempre se acha inocente ou vítima do mundo, do qual tem de se vingar. O outro não existe para ele e não sente nem remorso nem vergonha do que faz !!!!!

Mente compulsivamente, acreditando na própria mentira, para conseguir poder. Este governo é psicopata!!! Seus membros riem da verdade, viram-lhe as costas, passam-lhe a mão nas nádegas. A verdade se encolhe, humilhada, num canto. E o pior é que o Lula, amparado em sua imagem de 'povo', consegue transformar a Razão em vilã, as provas contra ele em acusações 'falsas', sua condição de cúmplice e Comandante em 'vítima'!!!!!

E a população ignorante engole tudo. Como é possível isso?

Simples: o Judiciário paralítico entoca todos os crimes na Fortaleza da lentidão e da impunidade. Só daqui a dois anos serão julgados os indiciados - nos comunica o STF.

Os delitos são esquecidos, empacotados, prescrevem. A Lei protege os crimes e regulamenta a própria desmoralização Jornalistas e formadores de opinião sentem-se inúteis, pois a indignação ficou supérflua. O que dizemos não se escreve, o que escrevemos não se finca, tudo quebra diante do poder da mentira desse governo.

Sei que este é um artigo óbvio, repetitivo, inútil, mas tem de ser escrito...

Está havendo uma desmoralização do pensamento.

Deprimo-me:

Denunciar para quê, se indignar com quê? Fazer o quê?'

A existência dessa estirpe de mentirosos está dissolvendo a nossa língua. Este neocinismo está a desmoralizar as palavras, os raciocínios. A língua portuguesa, os textos nos jornais, nos blogs, na TV, rádio,tudo fica ridículo diante da ditadura do lulo-petismo.

A cada cassado perdoado, a cada negação do óbvio, a cada testemunha, muda, aumenta a sensação de que as idéias não correspondem mais Aos fatos!!!!!

Pior: que os fatos não são nada - só valem as versões, as manipulações.

No último ano, tivemos um único momento de verdade, louca, operística, grotesca, mas maravilhosa, quando o Roberto Jefferson abriu a cortina do país e deixou-nos ver os intestinos de nossa política.

Depois surgiram dois grandes documentos históricos: o relatório da CPI dos Correios e o parecer do procurador-geral da república. São verdades cristalinas, com sol a Pino.

E, no entanto, chegam a ter um sabor quase de 'gafe'.

Lulo-Petistas clamam: 'Como é que a Procuradoria Geral, nomeada pelo Lula, tem o desplante de ser tão clara! Como que o Osmar Serraglio pode ser tão explícito, e como o Delcídio Amaral não mentiu em nome do PT ? Como ousaram ser honestos?'

Sempre que a verdade eclode, reagem.

Quando um juiz condena rápido, é chamado de exibicionista'. Quando apareceu aquela grana toda no Maranhão (lembram, filhinhos?), a família Sarney reagiu ofendida com a falta de 'finesse' do governo de FH, que não teve a delicadeza de avisar que a polícia estava chegando...

Mas agora é diferente.

As palavras estão sendo esvaziadas de sentido. Assim como o stalinismo apagava fotos, reescrevia textos para contestar seus crimes, o governo do Lula está criando uma língua nova, uma neo-língua empobrecedora da ciência política, uma língua esquemática, dualista, maniqueísta, nos preparando para o futuro político simplista que está se consolidando no horizonte.

Toda a complexidade rica do país será transformada em uma massa de palavras de ordem , de preconceitos ideológicos movidos a dualismos e oposições, como tendem a fazer o Populismo e o simplismo.

Lula será eleito por uma oposição mecânica entre ricos e pobres, dividindo o país em 'a favor' do povo e 'contra', recauchutando significados que não dão mais conta da circularidade do mundo atual. Teremos o 'sim' e o 'não', teremos a depressão da razão de um lado e a psicopatia política de outro, teremos a volta da oposição Mundo x Brasil, nacional x internacional e um voluntarismo que legitima o governo de um Lula 2 e um Garotinho depois.

Alguns otimistas dizem: 'Não... este maremoto de mentiras nos dará uma fome de Verdades'!

A solução é não votar no PT, nem na Dilma, nem em qualquer político que já esteja no cargo, renovação já!!
 
 
Texto publicado no Estadão de 22 de agosto de 2010.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Branquinha



Sandália branca salto 12. Não dá pra passar o dia inteiro com ela, mas que é linda, ah, é!
A partir de hoje, não digo mais as marcas dos sapatos...Cary John, meu produtor, me chamou de "garota propaganda da Epidemia"...e olha que eu nem uso tantos saltos de lá. Mas, é melhor omitir as marcas.
Click de Igor Mota

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Sesma e Seduc oferecem caderneta de saúde a estudantes

Edição de O Liberal de 17 de agosto
Info: JBosco

Medicina ecológica: entrevista com Alex Botsaris

Edição de 15 de agosto de O Liberal
Edição de texto: Airton Nascimento
Foto: Divulgação

Nota do blog: Agradecimento especial ao doutor Alex, pela atenção e profissionalismo.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Manchete: mais uma pra coleção!


Edição de 6 de agosto de O Liberal
Edição: Roberto Barbosa
Fotos: Fernando Araújo

Anvisa e CRF fecham o cerco


Edição de 5 de agosto do jornal Amazônia
Edição de Márcia Azevedo
Fotos: Eli Pamplona

Flúor


Esse não tem marca, só cor. E muita cor. Verdão, daqueles cheguei e não vou embora.
Comprei em plena João Alfredo...Yasmin, minha filha, viu e berrou: "mãe, pelo amor de Deus, olha o que eu vi..."...e eu, simplesmente, XOKAY!!!!
Mas, vou logo avisando, só tinha esse par!!!

Foto de expertíssimo Carlos Borges.

Não aguentava maisa fechar farmácia!!!!


Pensa num dia de trabalho intenso. Ou melhor, dois. O Conselho Regional de Farmácia e a Anvisa fecharam tanta farmácia e eu junto, que fiquei zonza. Na operação "Efeito Colateral 2" eu vi de tudo. Até colírio de cálcio de ostra...Não sabia nem que ostra tinha osso, ainda mais cálcio...ou será que dá pra ter cálcio sem ter osso??? Ai, ai, ai...era Cialis falso brincando de pira...e o povo comprando...Foram três boas matérias em destaque de capa e uma manchetinha de brinde que o editor do Amazônia fez a gentileza de creditar para outro repórter.
Em todo caso, agradeço ao Daniel Costa, presidente do CRF e ao Adilson Bezerra, chefe de Segurança Institucional da Anvisa, por terem me dado exclusividade em alguns momentos.
Foto: Eli Pamplona

"Poliça" no Sal


Fui fazer verão no Sal e só deu eu e os traficantes. Quase troco a redação pela Delegacia. Era tanta pauta de Polícia que eu já não aguentava. Mas, tudo deu certo e me renderam grandes matérias.
Graças à minha equipe, o fotógrafo Igor Mota, que quase me mata de rir, e à motora Lu, que ligadíssima em tudo, foi A guia.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Merthiolate


Ainda na febre neon, mais um modelito...
Scarpin vermelho merthiolate...da Vizzano...
Foto de Marcelo Seabra.